Coronavírus

Preparamos essa página para que você, aluno, professor ou colaborador, acompanhe as ações do São Lucas durante a Pandemia. Queremos mantê-lo informado sobre tudo que estamos fazendo nesse momento difícil para todos. Juntos seguiremos firmes!

Orientações para Alunos → Orientações para Docentes → Orientações para Colaboradores → Sobre o Coronavírus →

O conhecimento move o mundo e não pode parar.

Saiba tudo o que o São Lucas está fazendo para enfrentar a pandemia do COVID-19

ACESSAR A PÁGINA

Orientações

para Alunos

Nós do São Lucas estamos torcendo para que essa tempestade do COVID-19 passe e que possamos retomar nossas atividades acadêmicas presenciais o mais breve possível, com segurança para todos. Mas enquanto isso não ocorre, estamos a frente de um desafio gigantesco – talvez o maior desafio enfrentado por esta instituição e, mobilizando todas as nossas forças para encontrar a melhor forma de darmos continuidade ao semestre, mesmo que de forma remota - enquanto seguimos as orientações de manter o isolamento social como a melhor saída para combater a pandemia e salvar vidas no Brasil. 

Nossa direção e coordenadores estão totalmente comprometidos e não medindo esforços para reorganizar classes, adaptar calendários, metodologias, estratégias de suporte e atendimento aos acadêmicos, além de potencializar o uso do nosso ambiente virtual de aprendizagem, Blue, e de outras ferramentas institucionais de tecnologia de informação e comunicação. Entendemos que assim, consigamos minorar o desconforto da readaptação de rotinas, evitar perdas e para poder manter a qualidade da entrega da forma que sempre prezamos na São Lucas. Colaboradores e professores estão todos mobilizados pela mesma causa. Não tem sido fácil para ninguém, a situação exige esforços e resiliência de todos.

 

Nós, como toda a humanidade, fomos pegos de surpresa por uma crise de proporções jamais vista desde o início do século passado e, obviamente, não estávamos preparados para desmobilizar nosso campus ou de uma hora para a outra, operarmos somente através da plataforma online. Como a imensa maioria das empresas também estamos buscando formas de nos adequar, de mantermos os empregos e a sustentabilidade das famílias da nossa comunidade de colaboradores, cumprirmos todos os compromissos assumidos e de ajustar nosso fluxo de caixa com as demandas dessa conjuntura.

 

Sabemos o quanto está sendo difícil para todos, inclusive para você. A Pandemia gerou grande insegurança e incertezas, por vezes até medo e dor, mas precisamos da sua corresponsabilidade para enfrentar esse momento. Contamos com sua paciência e compreensão, enquanto estruturamos o que é preciso para melhor lhe atender, como você merece.

 

Estamos certos de que a crise passará e que o mundo nunca mais será o mesmo depois desse duro aprendizado, mas neste momento, o que importa é salvar o maior número de vidas possível com a paralisação. Acreditamos que a vida deve vir em primeiro lugar e, nada mais importante na educação do que ter o ser humano no centro de tudo. E é nesses momentos, quando somos colocados à prova, que precisamos provar coerência aos princípios que nos regem.

 

Dessa forma estamos comprometidos em lhe manter informado sobre todos os nossos movimentos até a solução. Continuamos à disposição através dos nossos canais de atendimento para qualquer dúvida ou esclarecimento que você precisar.

 

Juntos, temos certeza que encontraremos a melhor saída.

 

Um abraço fraterno da Direção.



Informações Gerais aos Alunos

Seguindo as recomendações das autoridades de saúde e em atendimento aos decretos Estaduais, tomamos medidas para mitigar o impacto do vírus Covid-19 (coronavírus).

Aulas


  • Suspensas em 17/3. As aulas de todos os cursos (Graduação, Pós-graduação foram retomadas em 23/3 em formato remoto e serão mantidas nesse modelo enquanto não houver novas recomendações de autoridades públicas em relação a encontros presenciais.

Confira aqui como acessar o Blue

Eventos


  • Desde 17/3, todos os eventos presenciais estão adiados.


Atendimento ao aluno


  • Desde 21/3, o atendimento é realizado de forma remota, pelos seguintes canais:


  • Protocolos pelo Portal do Aluno:

Disponibilizamos vários serviços ao aluno que poderão ser solicitados pela opção Protocolo no portal. Caso a necessidade seja pontual e diferente das opções, o aluno deverá utilizar os demais canais de contato.


  • Atendimento Digital SAC 3.0 – Administrativo:

Nosso serviço de atendimento digital será reforçado. Sempre que precisar de atendimento administrativo, financeiro, jurídico, dúvidas e orientações diversas, acesse nosso canal digital oficial pelo WhatsApp (69) 3211-8000.


  • Atendimento BLIP CHAT – Portal Blue:

Em caso de dúvidas ou problemas no acesso ao Portal BLUE ou qualquer outra dificuldade na plataforma de aulas, disponibilizamos o nosso CHAT para que você possa entrar em contato com nossas equipes de suporte.


  • E-mail da CEAL:

Você também poderá falar conosco pelo e-mail: ceal@saolucas.edu.br


  • Telefonia:

Nosso telefone de contato na CEAL é (69) 3211.8001.


Campus


  • Desde 23/3, tanto campus 1, quanto campus 2 estão fechados para a maioria das atividades acadêmicas. Para estágios, aulas práticas, clínicas e atendimento ao aluno, o retorno está sendo feito de forma gradual, desde que Porto Velho passou para a fase 3 do isolamento, em razão do novo coronavírus.


Biblioteca


  • As Bibliotecas do campus 1 e campus 2 iniciaram atendimento presencial agendado a partir do dia 22/7, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h30.


  • Desde 18/3 a biblioteca ficou fechada e o prazo de devolução foi postergado para 4 de maio. Não houve cobrança de multas.


Estágios – Medicina e Enfermagem


  • Em atenção à Portaria do Ministério da Educação nº 356 de 20 de março de 2020 e ao Ofício Circular nº 124/2020/SESAU-NUCONV da Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia, esclarece aos alunos da área da saúde que foi liberada a entrada nas Unidades Hospitalares para os acadêmicos de estágios obrigatórios para conclusão curso de Medicina do 5º e 6º ano e do último ano do curso de Enfermagem.




A direção está atenta às recomendações das autoridades e, caso seja necessária a adoção de novas medidas, as informações serão atualizadas oportunamente, neste site e em outros canais oficiais.


Pedimos que mantenham a serenidade e atenção às recomendações das autoridades de saúde. Neste momento, o mais importante é o isolamento social.

Documentos

para Alunos

Orientações frente aos casos suspeitos pelo Covid-19 Passo a passo da prova remota Tutorial para acessar conferência pelo APP Vídeo - Como acessar a plataforma Blue PDF - Como acessar a plataforma Blue Calendário Acadêmico 2020.2 - UniSL [01/10/2020] Calendário Acadêmico 2020.2 - FSL [01/10/2020] Protocolo de Retorno às Atividades Presenciais [20/07/2020] Calendário Acadêmico 2020.1 Ajustado - UniSL [15/07/2020] Calendário Acadêmico 2020.1 Ajustado - FSL [15/07/2020] Calendário Acadêmico 2020.1 Ajustado - UniSL [20/05/2020] Calendário Acadêmico 2020.1 Ajustado - FSL [20/05/2020] Comunicado - Isolamento Restritivo - UniSL [06/06/2020] Comunicado - Isolamento Restritivo - FSL [06/06/2020] Comunicado - Suspensão do retorno às atividades presenciais - UniSL [16/05/2020] Comunicado - Suspensão do retorno às atividades presenciais - FSL [16/05/2020] Webinar Afya: Impactos do COVID-19 nos sistemas de saúde do mundo Resolução - Critérios de Avaliação - UniSL [28/04/2020] Resolução - Critérios de Avaliação - FSL [28/04/2020] Comunicado de Retorno às Atividades Presenciais - UniSL [27/04/2020] Comunicado de Retorno às Atividades Presenciais - FSL [27/04/2020] Nota de Esclarecimento - Graduação em Psicologia [27/03/2020] Nota de Esclarecimento - 12º Período do Curso de Medicina [25/03/2020] Nota de Esclarecimento - Estágios de Medicina e Enfermagem [24/03/2020] Aulas remotas - Contingenciamento Covid-19 [23/03/2020] Atendimento - Suspensão Temporária [21/03/2020] Diretrizes Plano de Contingência [14/03/2020]

Orientações

para Docentes

Professores, esse é um momento ímpar em nossas vidas. Não está sendo fácil. Mas vai passar. Reunimos aqui as informações necessárias para a produção das aulas remotas. São materiais produzidos por professores e pela equipe de coordenadores.

Você sabe melhor que ninguém que somos capazes de reaprender. Você precisou se reinventar para continuar ensinando.

E esse, professor, é o poder da educação.

Em respeito ao decreto 24.871 de março de 2020 do governo estadual de Rondônia que responde a propagação do novo Coronavírus (Covid-19) e as orientações nacionais do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, o São Lucas Educacional suspendeu suas aulas presenciais pelo período determinado pelas autoridades de saúde. Compreendemos, juntos, que é uma questão de saúde coletiva e coesão social agir desta maneira e assim corroborar com o coro de solidariedade e visão de bem-estar social principalmente para os chamados “grupos de risco” e demais membros da sociedade.

A gente acredita que a crise passará e que o mundo nunca mais será o mesmo depois desse duro aprendizado, mas neste momento, o que importa é salvar o maior número de vidas possível com a paralisação.


Nossa direção e coordenadores estão totalmente comprometidos e não medindo esforços para reorganizar classes, adaptar calendários e metodologias e adequá-las aos recursos possíveis de hoje com o objetivo de minorar o desconforto de quem está sem aula presencial, evitar perdas e para poder manter a qualidade da entrega da forma que sempre prezamos na São Lucas.


Assim, estão sendo realizadas aulas teóricas remotas pelos docentes com participação dos discentes pelo ambiente virtual de aprendizagem – BLUE.

1. Organização didático-pedagógica das aulas teóricas remotas


O docente deve organizar suas aulas neste período de suspensão dos encontros presenciais de acordo com os descritores previstos em plano de ensino. Importante para que possamos manter certa coesão já planejada no processo de ensino e aprendizagem. Caso descritor, ou conjunto de, abarque questões que necessitam de prática haverá reorganização por parte dos docentes e solicitamos que seja explicado por mensagem ou no início de cada vídeo aula/atividade esta mudança de programação. O plano de aula não deve esganar a possibilidade restrita que temos neste momento.


Seguindo esta questão inicial, apontamos agora a estrutura básica (e obrigatória) de uma aula teórica remota:



  • Momento antes do horário da aula: (postado no mínimo 04 horas antes do encontro virtual)

Confira aqui como inserir um vídeo no Blue


  • Vídeo aula: Este vídeo pode ser tanto gravado pelo docente (com seu celular, por exemplo, desde que a qualidade seja mínima) ou de livre acesso (como no Youtube, por exemplo). Salientamos que os vídeos não precisam ser da duração da aula e orientamos que sejam de, no máximo, 20 minutos. Lembrem-se que haverá outros passos nesta estrutura. Caso o professor monte slides ou elemento similar para apresentação, favor disponibilizar aos discentes no ambiente virtual.


Uma forma de gravar seu vídeo aqui: https://cer.sebrae.com.br/o-que-e-pitch/


Ou seguir a orientação do NEAD São Lucas: https://vimeo.com/350844228/79357517ff


  • Material de leitura: O professor deve disponibilizar ao discente um material de leitura, artigo, texto de produção própria, legislação, etc.) desde que sejam de leitura rápida e que sejam de acesso amplo para o grupo de alunos, da minha biblioteca (acessado em http://bibliotecavirtual.saolucas.edu.br/Account/LogOn) e de bancos de dados públicos.


  • Atividade: O docente irá propor uma atividade aos discentes. Ela deve ser não avaliativa e visar o aprendizado e ser um marcador da presença do aluno. O professor deve primar pela auto-avaliação realizada pelo aluno, dispondo um padrão de resposta.


Use esta semana para iniciar seu planejamento para iniciarmos a atividade na semana posterior,

23 de março de 2020.



  • Momento durante o horário da aula:


O professor estará conectado aos alunos pelo Hangout Meet pelo Blue (Atenção: o tutorial para organizar tal aula estará nos anexos deste documento). Em síntese, o docente irá criar o encontro virtual e dispor o link para os alunos no Blue.


Salientamos que o este sistema de vídeo-chamada é o único que deve ser utilizado pelos docentes para tal encontro virtual. Os docentes podem, durante o encontro, responder as atividades virtuais, realizar um debate com os discentes e devem estar presentes via hangout meet durante o período que normalmente seria sua aula.


Para reforçar: outras redes sociais (como Instagram) não serão aceitas como válidas para tal momento virtual.

2. Outros pontos de orientação


  • A comunicação com os alunos deve ser pelo Blue. Assim conseguimos registrar nossas atividades.


  • Haverá plantão de atendimento online e presencial no espaço docente (para orientações sobre organização do Blue e do Hangout Meet) e também o e-mail do espaço estará ativo para responder as demandas dos docentes, em: espacodocente@saolucas.edu.br - para Porto Velho e Caçapava

espacodocentejp@saolucas.edu.br - para Ji-Paraná


  • As avaliações escritas e demais avaliações que não possam ser mediadas pela tecnologia devem ser realizadas ao retorno, entretanto, solicitamos que todas as atividades e avaliações que sejam possíveis de transformação que sejam adaptadas a modalidade virtual.


  • Use as metodologias ativas nesses momentos didáticos, problematize, proponha debates, peça para os alunos explicarem processos, simulações (sala de aula invertida), as possibilidades são muitas.


Saiba mais:

https://www.hoper.com.br/single-post/2016/02/15/METODOLOGIAS-ATIVAS-NOS-CURSOS-EAD

https://blog.elos.vc/como-utilizar-metodologias-ativas-na-educacao-ead/



  • Coordenadores e alunos também serão orientados, qualquer dúvida entre em contato com seu coordenador ou procure (de preferência virtualmente) o espaço docente. 


3. Anexos


  • Links para gravação de vídeo:

Vídeos de até 02 minutos: https://cer.sebrae.com.br/o-que-e-pitch/

Para vídeos de maior duração: https://vimeo.com/350844228/79357517ff


  • Links TUTORIAL e VIDEO TUTORIAL para o Hangout Meet

No Blue: https://saolucas.instructure.com/files/folder/users_208/professores#

 

  • Sobre o Blue:

E-book do aperfeiçoamento docente com Links e orientações: https://drive.google.com/file/d/1YhPfqcA3gV4ObchXhlzIG_C3aVadacCH/edit


Documentos

para Docentes

Protocolo de Retorno às Atividades Presenciais [20/07/2020] Orientações frente aos casos suspeitos pelo Covid-19 Tutorial - Configurando a prova N1 Como criar "prova remota" através da ferramenta de testes no Blue Tutorial completo para configurar a conferência pelo BLUE Tutorial para configurar a conferência pelo APP Webinar Afya: Impactos do COVID-19 nos sistemas de saúde do mundo Resolução - Critérios de Avaliação - UniSL [28/04/2020] Resolução - Critérios de Avaliação - FSL [28/04/2020] Como fazer uma aula remota no Blue Como gravar a tela com o Google Meet Como subir o Vídeo para o Youtube Como editar Vídeo no Youtube Como inserir o vídeo no BLUE Como gravar vídeo com o LOOM Dicas importantes do professor Leandro Dihel- Parte 1 Dicas importantes do professor Leandro Dihel - Parte 2 Dicas importantes do professor Leandro Dihel - Parte 3 Como compartilhar módulos entre disciplinas diferentes Tutorial completo do professor Maycon Del Piero Orientações PI Orientações PI – Arquitetura

Orientações para Colaboradores

O São Lucas se preocupa com a vida de seus colaboradores e de seus familiares e por isso, os cuidados estão acontecendo de forma diária, com apoio do SESMT da instituição.

O apoio do SESMT no São Lucas

As medidas tomadas pelo São Lucas para aqueles colaboradores que estão nas atividades essenciais, os cuidados estão acontecendo de forma diária, com apoio do SESMT da instituição, todas as informações de segurança e saúde estão sendo repassadas constantemente.


Home Office

Desde 23/03 adotou regime de home office para a maioria das áreas, mantendo em funcionamento nas dependências físicas somente os departamentos essenciais para o funcionamento da instituição. Além disso, antecipou férias de alguns funcionários e manteve todas as pessoas de grupo de risco em casa.


Departamentos essenciais

Aos que trabalham em áreas essenciais, foram adotadas as seguintes medidas: distribuição de EPI’s, aferição temperatura corpórea, disponibilização em todas as dependências do São Lucas de dispenses de álcool em gel; distribuição de folders informativos sobre COVID-19 com as recomendações repassadas pelos órgãos competentes.


Higienização dos setores

A higienização dos setores ocorre com maior frequência. Temos nas áreas de atendimento ao público uma pessoa fixa do setor de Limpeza e Conservação para monitorar a limpeza do local, higienizando as mesas, maçaneta, tomando todas as precauções necessárias para segurança e bem estar de nossos colaboradores e público externo.


Departamento de Talentos Humanos

Todos os Gestores do São Lucas estão acompanhando seus colaboradores, ajudando-os neste enfrentamento, colaborando com RH para que nossos colaboradores tenham o melhor suporte. Aqueles que apresentaram ou apresentarem queixas clínicas, alterações na temperatura corpórea foram dispensados para que pudessem ter uma recuperação melhor em casa.


Previsão do retorno às atividades presenciais

Gradualmente a partir de 13/04.

Àqueles que voltarem às atividades presenciais, o São Lucas oferecerá máscaras de proteção.

Veja aqui como cuidar da sua máscara.

 

Grupos de risco

Colaboradores enquadrados no grupo de rico continuam em home office. Todas as informações serão repassadas via e-mail pelo departamento de Recursos Humanos.

Jovens aprendizes de todas as unidades também estão afastados das atividades.


Documentos

para Colaboradores

Protocolo de Retorno às Atividades Presenciais [20/07/2020] Orientações frente aos casos suspeitos pelo Covid-19

O que é

coronavírus?

COVID-19

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

O que você precisa saber e fazer

Como prevenir o contágio

Fonte: Ministério da Saúde

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

Evite aglomerações se estiver doente.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Não compartilhe objetos pessoais.

O que diferencia o COVID-19 de um resfriado:

O novo coronavírus (covid-19) tem sintomas semelhantes a outras síndromes como resfriado e gripe. Por causa dessa condição, muitas vezes pacientes podem se confundir em relação à sua condição, o que pode gerar problemas, minimizando um cuidado necessário à prevenção contra a pandemia que assola o mundo e o Brasil.


Para esclarecer as diferenças, o Ministério da Saúde elaborou materiais de divulgação explicando cada uma das síndromes e como os sintomas se manifestam. No caso da febre, por exemplo, a ocorrência dela é comum em casos de covid-19 e de gripe, mas rara em resfriados.

Os espirros são comuns em resfriados, mas raros tanto em gripes quanto em covid-19. O nariz entupido aparece frequentemente em resfriados, às vezes em gripes e, raramente, em casos do novo coronavírus. A dor de cabeça é rara em resfriados, comum em gripes e pode surgir em infecções pelo novo coronavírus.


Quando uma pessoa estiver com sintomas correspondentes à covid-19, é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde e procurar um posto de saúde para obter orientação médica quanto às medidas.

Ministério da Saúde mostra diferenças entre novo coronavírus, gripe e resfriado - Ministério da Saúde, Via Agência Brasil.

Copyright © São Lucas 2020. Todos os direitos reservados.